Regras e Premiação:

Slalom

 

Por ser um esporte altamente técnico, em que o esquiador praticamente "briga" contra si próprio por melhores marcas, as regras do esqui aquático são extensas e muito detalhadas. Por isso não teria cabimento que as colocássemos todas aqui neste site, e de maneira simplificada. Assim, vamos fazer um pequeno "apanhado" das regras e exigências mínimas para uma competição. São elas:  
 
Quanto ao Barco: em competições oficiais, os barcos tem de ser especiais, sendo denominados "ski-boats".  Uma vez que a "travada" do esquiador atrás do barco pode ser fortíssima, os motores têm que ser muito potentes para se manterem em velocidade constante. 

 

a) Como o piloto poderia interferir na performance do esquiador, acelerando e derrubando-o, foi foi desenvolvido um sistema automático de aceleração constante (GPS), que mantém o barco sempre na velocidade programada.
 
b) Finalmente, para que se aferir que não houve qualquer variação na velocidade da lancha, é a mesma equipada com um sistema de cronometragem automático, que passa ao piloto e ao juiz que vai no barco, os tempos dos percursos em tempo real. Se der fora das tolerâncias, o esquiador tem direito a uma nova passada (chamada de "re-ride").  
 
Quanto ao Equipamento: nas competições oficiais, todo o equipamento utilizado pelos esquiadores é própria deles. Assim, o esqui, colete salva-vidas, manete e luvas são do esquiador. Os únicos equipamentos que são fornecidos pela organização e que é igual para todos é a lancha e a corda.  
 

Slalom 

a) Nesta modalidade, ganha aquele que fizer o maior número de bóias na pista com o menor comprimento de corda. A medida que o esquiador vai fechando a pista, ele é OBRIGADO a ter a sua corda encurtada de acordo com encurtamentos pré-determinados. Assim, a partir de uma corda de 18,25 m, a medida que se vai tendo sucesso nas passadas pelas 6 bóias da pista, o esquiador tem a dificuldade aumentada com o encurtamento da corda. 
 
b) A corda padrão de slalom tem 18,25 m de comprimento. Ou seja, inicia-se com no máximo 18,25 m de corda ou, como se adotou no mundo inteiro, inicia-se a "15 off". Temos as seguintes medidas de corda: 
 
15 off = 18,25 m 
22 off = 16,00 m 
28 off = 14,25 m 
32 off = 13,00 m 
35 off = 12,00 m 
38 off = 11,25 m 
 
b) Pista de SLALOM: A "pista" consiste de um percurso fixo em "zigue e zague" e bóias. Tem exatos 259,00 metros de comprimento. Podemos dizer que a pista a grosso modo contém: um "corredor" fomado por bóias onde a lancha segue em linha reta; portões (balizamentos) de entrada e saída; e seis bóias (3 de cada lado), as quais deverão ser contornadas "por fora" pelo esquiador, desde que ele entre e saia pelos portões da pista. 

 

Observação: No evento será SEMI-FINAL e FINAL